Feira social do Mané Dendê movimenta Subúrbio de Salvador no sábado (13)

0
0
0
s2sdefault

Uma feira social levará diversos serviços municipais a famílias beneficiárias do projeto Novo Mané Dendê, no Subúrbio de Salvador. A iniciativa ocorrerá no sábado (13), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, em Rio Sena, reunindo ações de empreendedorismo, saúde, assistências social e jurídica, educação e cultura, entre outras atividades de apoio à cidadania.

O evento visa potencializar as políticas públicas na poligonal do rio Mané Dendê, que passa por um amplo programa de infraestrutura e saneamento, promovendo melhoria da qualidade de vida da população local, a partir da assistência às pessoas que vivem nas áreas alcançadas pelas obras. Durante a ação, uma equipe multidisciplinar da Prefeitura fará a triagem e acompanhamento das necessidades das famílias, que serão atendidas durante a mobilização, a fim de monitorar indicadores socioeconômicos.

Participam da feira todas as secretarias e órgãos que integram o grupo de articulação do Mané Dendê, incluindo as secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra); Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); Saúde (SMS); Educação (Smed); Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec); Reparação (Semur); Ordem Pública (Semop); Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Manutenção (Seman); além de Casa Civil, fundações Mário Leal Ferreira (FMLF) e Gregório de Mattos (FGM).

 

Saúde

Os serviços de saúde ofertados durante a feira social envolvem atendimento médico clínico em consultório móvel, vacinação contra a influenza e sarampo, aferição de pressão arterial e glicemia, ações de saúde bucal, vacinação de cães e gatos, orientações de planejamento familiar e distribuição de preservativos.

 

Área social e educação

 Na área social, serão feitas inclusão e atualização cadastral no CadÚnico, busca ativa de famílias, orientações e encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de roda de conversa sobre política de prevenção ao uso de drogas. Uma equipe da Secretaria da Educação também estará no local, para fazer o cadastramento de crianças para vagas no Ensino Infantil na rede pública.

 

Emprego e renda

 A feira contará com serviços de intermediação de vagas de emprego, promovendo oficinas do Simm Prepara, com os temas “Como preparar seu Currículo” e “Como se comportar em uma entrevista de emprego”.

Na ocasião, o público terá acesso ao SAC do Empreendedor, assistência a pequenos negócios com apoio do Sebrae, além de informações sobre o programa CredSalvador e cuidados importantes no processo de aquisição de empréstimos, no pequeno negócio.

Quem tiver interesse poderá se cadastrar para um banco de dados do programa Treinar para Empregar, ou assistir a palestras abordando temas como novas profissões de tecnologia e empreendimento no mundo digital. Assuntos relacionados à economia criativa de Salvador integram ainda a lista de atividades.

 

Reparação

 A equipe da Secretaria de Reparação prestará orientações e eventuais registros de ocorrências de discriminação racial, LGBTfobia e intolerância religiosa. A Semur vai oferecer também o cadastramento nos programas Afrobiz e AfroEstima, que são plataformas de estímulo ao afroempreendedorismo.

 

Cultura

A escola será palco de iniciativas artísticas e culturais, com apresentações de grupos, coletivos e artistas locais, além da mostra dos resultados de oficinas e intercâmbio com artistas de outras regiões da cidade, assim como projetos do Boca de Brasa e outras iniciativas da Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

 

Assistência jurídica

O público terá acesso a serviços da Defensoria Pública da Bahia, orientações sobre o programa Casa Legal e o Escritório Público.

 

Diversão

A garotada também poderá se divertir com as brincadeiras que serão promovidas pelo projeto Ruas de Lazer.

 

Mané Dendê

O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, englobando uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa de referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros - Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.

0
0
0
s2sdefault