Teatro Jorge Amado recebe a Mostra Criativa Salvador de Arte e Educação e Cultura Negra

A Prefeitura de Salvador, por meio de uma ação integrada da Secretaria da Reparação, Secretaria da Educação, Fundação Gregório de Matos, o Conselho das Comunidades Negras (CMCN) e o Conselho da Educação, realizou na tarde do dia 14 de dezembro, no Teatro Jorge Amado, a Mostra Criativa Salvador de Arte e Educação e Cultura Negra.

Com o objetivo de promover a cultura afro-brasileira nas escolas da Rede Municipal de Ensino através do cumprimento das diretrizes das leis 10.639/03 e 11.645/08, o evento é resultado das ações do um Comitê Técnico que põe em pauta a história e a cultura da África no programa de ensino para alunos de nível fundamental e médio.

A edição deste ano, sob a direção dos professores Lázaro Machado e Luciana Souza, focou em representações teatrais que exaltaram a origem dos antepassados, o processo de resistência da cultura afro-brasileira, o respeito as religiões, com foco para as religiões de matriz africana, utilizando-se da dança, da poesia e do teatro como forma de fortalecimento da identidade negra. As escolas municipais que participaram do projeto foram a Escola Maria Dolores (Cabula), a Escola Carmelitana do Menino Jesus e a Escola Vila Vicentina (Liberdade), a Escola Dr. Otávio Pimenta (Subúrbio II), a Escola Padre Manoel Correia de Souza (Itapuã), a Escola Prof. Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras) e a Escola Xavier Marques (São Caetano).

Estiveram presentes no evento cerca de 350 alunos, professores e a representante do Conselho Municipal de Educação, Sra. Lindalva Amorim, o Presidente do CMCN, Eurico Alcântara; o Presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro; o Secretário Municipal da Educação Bruno Barral e a Secretária Municipal da Reparação, Ivete Alves do Sacramento.